ameaças

À medida que começamos a fechar a cortina de 2023, é prática comum fazermos um balanço do ano e começar a olharmos para o próximo. Isto com um especial foco na progressão do seu negócio, mas também garantindo a sua proteção e segurança.

Logo, no ponto de vista da segurança cibernética, o ano foi extremamente agitado. Assistimos a uma série de ataques com diversas violações de dados nas quais ataques de phishing, comprometimento de terceiros e ransomware foram os principais perpetradores. Ao ponto dos clientes portugueses nunca se terem queixado tanto desse tipo de ataques.

Como preparar o seu negócio para qualquer ameaça?

Portanto, com 2024 a chegar, entenda que existem várias ameaças cibernéticas das quais deverá proteger os negócios. Assim, com base nas tendências que temos observado, estas serão as verdadeiras ameaças ao seu negócio e progressão no próximo ano:

Incertezas geopolíticas

“As atuais tensões geopolíticas em todo o mundo são [um] grande risco para as empresas em 2024, especialmente aquelas que operam globalmente ou nas áreas afetadas. Estas tensões podem levar a perturbações comerciais, instabilidade política e perturbações na cadeia de abastecimento”

Ora, foi esta a conclusão retirada por Chris Percival, CEO da empresa de recrutamento de executivos CJPI. Assim, para preparar da melhor a sua empresa para estes riscos externos, deverá saber moldar o seu modelo de negócio. Ou seja, respondendo às ameaças ao seu negócio atempadamente.

Inflação elevada prevista ainda para 2024

Inflação em Portugal

“Em 2024, penso que uma ameaça significativa à economia global poderia resultar de uma taxa de inflação elevada, que poderia ser estimulada pela volatilidade no mercado de ações devido à escalada das tensões políticas globais”, disse Michael Schmied, consultor financeiro principal da Kredite Schweiz.

“Este ambiente poderá precipitar um aumento nos custos operacionais das empresas, comprimindo assim as margens de lucro. Esta tensão financeira poderá, infelizmente, forçar algumas empresas a recorrerem a medidas como despedimentos ou reduções de pessoal para manterem a estabilidade financeira”, concluiu o mesmo especialista.

Falha em investir num mercado que retrocedeu

“Em vez de se concentrarem e acumularem dinheiro em 2024, as empresas inteligentes e estratégicas olharão para o panorama geral e investirão em pessoas e processos durante 2024. Isto para que estejam à frente da curva rumo aos anos de expansão que conduzem à próxima Grande Depressão na década de 2030”, prevê Megan Shapiro, estrategista de risco de construção.

Possibilidade de existir escassez de talentos

“À medida que saímos de um ano muito quente para o movimento de talentos, nomeadamente nas funções executivas e de liderança, é provável que 2024 continue a ver a procura de trabalhadores qualificados superar a oferta. Isto tornará difícil para as empresas encontrarem e reterem os talentos de que necessitam para competirem e navegarem no mercado e incerteza geopolítica”, alertou Percival do CJPI.

Ataques cibernéticos mais sofisticados com inteligência artificial

 Inteligência Artificial

“Com a introdução da IA generativa, que agora já pode escrever um e-mail de phishing convincente numa fração do tempo que um ser humano levaria, os ataques serão muito mais sofisticados”, confessou Ev Kontsevoy, CEO da Teleport, uma empresa de gestão de acesso a infraestruturas.

Assim, valerá a pena investir no reforço da segurança da sua app, plataforma e tudo o que é tratamento de dados dos seus clientes. Com a evolução de IA, os mal-intencionados terão agora uma grande arma para conseguirem aproveitar da informação retida pelas empresas.

Ameaças internas poderão ser um problema maior

“As empresas e a indústria agravam o seu risco através da desatenção às ameaças internas, que são responsáveis por quase 60% dos incidentes cibernéticos. Bem como pela esmagadora maioria dos conselhos de administração, que não levam a sério o risco cibernético”, Brian Keeter, líder da equipa de proteção cibernética e reputação da APCO Worldwide.

Portanto, ter perfeita noção de quem tem acesso ao quê será determinante para salvaguardar essa mesma segurança interna no seu negócio. Atualmente, já existem serviços de rastreamento e componentes automatizadas que poderão permitir que seja mais seguro realizar as diferentes operações necessárias.

Alterações Climáticas terão impacto no seu negócio em 2024?

“Desde o incêndio em Maui até as inundações históricas durante o evento Burning Man e as ondas de calor e frio sem precedentes. Ora, mais do que nunca, as empresas precisam de garantir que tenham planos de emergência em vigor para o atendimento aos funcionários e a continuidade das operações”, afirmou Andrea Davis, fundadora e presidente da “A Iniciativa de Resiliência”. Além disso, é importante notar que os incentivos fiscais do próprio Governo português para medidas e ações ambientais poderão ser um grande boost para a sua empresa. Isto numa transição que se espera que continue em 2024.

Incapacidade de conectar com outras pessoas

ameaças negocio

“Não estamos a lidar apenas com uma nova geração de jovens criados na tecnologia e nas redes sociais, sem as extensas relações interpessoais das gerações passadas. Mas profissionais de todas as idades estão gastar mais tempo nos seus dispositivos, desconectados dos outros, do que nunca.”, garantiu Scott Tillema, um especialista no relacionamento institucional.

De facto, com os novos conceitos do que é trabalho, horas para trabalhar e ainda relação entre colegas, todo este mercado de trabalho está a mudar de forma drástica. Ao ponto de que, se há 30 anos seria normal estar 8 horas por dia no local de trabalho e até fazer horas extras. Atualmente, essa é uma realidade que deverá estar cada vez mais distante. Não só pela evolução das plataformas, mas também porque as novas tecnologias, como IA, começam já a substituir a força de trabalho, produzindo mais, sem descansos e com resultados mais previsíveis.

Empreendedores terão que saber responder às diferentes ameaças

Portanto, tal como se percebeu por estas análises, realizadas por diferentes especialistas de empreendedorismo, a verdade é que os desafios para os negócios serão imensos em 2024. Sendo que a maioria dos setores está a verificar uma mudança radical face aos avanços da inteligência artificial, é normal que também diferentes ameaças possam surgir. Talvez à mesma proporção, será provável que as oportunidades de crescimento multipliquem-se, sobretudo neste que é ainda um mercado cheio de dúvidas.

Notícias relacionadas: