etf bitcoin

Há já mais de uma semana que o preço Bitcoin (BTC) estão próximo do suporte/resistência de US$ 36.400. Até porque este tornou-se o ponto médio da faixa de negociação do BTC desde que atingiu pela primeira vez US$ 38.000 em 9 de novembro. Assim sendo, qual poderá ser o maior catalisador para que essa resistência no Bitcoin preço possa ser rompida para o upside? Poderemos ter um bull market de criptomoedas em 2024?

A resposta poderá estar muito relacionada com a primeira ETF de Bitcoin da empresa gigante Blackrock. Sabendo-se que a janela para a SEC aprovar vários ETFs BTC à vista está praticamente fechada, o regulador já anunciou atrasos para vários pedidos de ETF. Ora, tal sugere que o primeiro ETF Bitcoin à vista não será aprovado até 2024, com os investidores agora focados no prazo para a aplicação do ARK 21Shares, que é 10 de janeiro.

ETF de Bitcoin poderá ser a rampa de lançamento para uma grande bull run?

De facto, embora muitos tenham sugerido que o hype do ETF era um evento do tipo ‘compre o boato, vender nas notícias’, a falta de aprovação esta semana resultou apenas num declínio mínimo em relação à alta recente. Isto enquanto o gráfico de preços ainda mostra uma tendência de altos e baixos mais altos.

Bitcoin ETFs

Portanto, embora a Comissão de Valores Mobiliários tenha adiado novamente na quarta-feira a decisão sobre a aprovação do primeiro ETF dos EUA, que investe diretamente em Bitcoin, a Bloomberg Intelligence espera luz verde para um lote desses fundos até meados de janeiro. Os ETFs tornariam mais fácil para instituições e investidores familiares ganharem exposição ao token. Espera-se que um possível acesso a centenas de milhões de dólares nos meses seguintes. Algo que teria um impacto gigante no preço Bitcoin, mas também em todo o mercado de criptomoedas no geral.

Aliás, as apostas de que o Federal Reserve acabará com os aumentos das taxas de juros também elevaram os preços das criptomoedas, que podem ser sensíveis às inflexões no nível de liquidez no mercado financeiro. Até porque a queda no mercado de ações teve um impacto direto negativo no sentimento de criptomoedas nesse último ano. Será que em 2024 será diferente, especialmente com esse acesso em massa provável através de um ETF de uma das maiores empresas financeiras e influentes do mundo: a Blackrock.

O que os especialistas acham dos primeiros ETFs de criptomoedas potencialmente aprovados?

Juntamos ainda a opinião e previsão BTC para os próximos meses de diferentes especialistas dos mercados financeiros. Até como forma de se poder medir melhor esse primeiro impacto de grandes ETF, sustentados por fundos gigantescos, num mercado de criptomoedas que ainda vale poucos milhares de milhões na sua capitalização total:

“A recuperação nas avaliações de criptomoedas pode continuar. Isto se as taxas de juros reais atingirem o pico e continuarmos a ver progresso em direção às aprovações de ETFs à vista no mercado dos EUA”, escreveu Zach Pandl, diretor-gerente de pesquisa do provedor de fundos de criptomoedas Grayscale Investments LLC, em uma nota.

No entanto, um enigma para os investidores é se a subida do Bitcoin este ano já desconta o provável impacto dos ETFs à vista. Até porque a aprovação pode estar “incorporada ao preço”, mas a questão é quanto fluxo os ETFs atrairão, disse Sui Chung, CEO do provedor de índices de ativos digitais CF Benchmarks, à Bloomberg Television.

Além disso, os benefícios da diversificação estão a impulsionar a conversa sobre o investimento em Bitcoin, dada a falta de correlação do token com ativos como ações durante períodos mais longos, disse o mesmo.

 bitcoin ETF data

“As pessoas não desistiram do lançamento do ETF”, disse Leo Mizuhara, fundador e CEO da gestora de ativos institucionais DeFi, Hashnote. Tal comprova que o entusiasmo e a procura por estes novos ativos financeiros ainda está bastante presente. Até porque estes poderão funcionar muito bem como uma diversificação do portfólio até dos investidores mais conservadores, mas com enormes bolsos. Visto que, de outra forma, não iriam ter interesse em registar conta nas melhores corretoras de criptomoedas e e investir avultados montantes de dinheiro.

Quais são os maiores fundos que aguardam aprovação do seu ETF Bitcoin?

BlackRock ETF Bitcoin

Na verdade, ao que sabe, pelo menos nove empresas de gestão de ativos – incluindo BlackRock, WisdomTree, Valkyrie e outras – estão a aguardar agora a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários para emitir um ETF de Bitcoin à vista. Especialistas dizem que a primeira aprovação pode ocorrer no início de 2024.

“Para os investidores em ETFs, este seria o melhor produto do mercado”, disse Bryan Armour, diretor de pesquisa de estratégias passivas para a América do Norte da Morningstar. “Todas as outras opções neste momento apresentam falhas em graus variados.”

Vale a pena realçar que, atualmente, os investidores dos EUA podem comprar ETFs de futuros de Bitcoin, que possuem contratos futuros de Bitcoin. Ou acordos para comprar ou vender o ativo posteriormente por um preço acordado. Contudo, o tão esperado ETF Bitcoin investiria diretamente no ativo digital. Algo que poderia ser um “game changer” para o todo o mercado. Até porque este iria abrir um precedente essencial para uma maior adoção e liquidez nos mercados de criptomoedas.

Será que este novo mercado financeiro irá atrair os investidores conservadores?

Embora a aprovação da SEC de um ETF de Bitcoin à vista possa tornar a classe de ativos mais acessível às massas, os especialistas incentivam os investidores a considerarem a sua tolerância ao risco e seus objetivos antes de começarem a investir. Portanto, se é um investidor mais agressivo com apetite por riscos maiores, um ETF de Bitcoin à vista poderia caber no seu portfólio diversificado.

Ainda assim, os especialistas muitas vezes sugerem limitar a exposição às criptomoedas, como 1% a 5% da sua alocação. Isto para minimizar a exposição a um mercado tão volátil. Contudo, até para que se tenha uma noção do impacto positivo no mercado de BTC com estes novos ETFs, cerca de 72% dos consultores financeiros confessaram que teriam maior probabilidade de investirem em cripto se os ETFs dos maiores fundos fossem finalmente aprovados.

Notícias relacionadas: