Todos nós já tivemos ideias de negócio e quisemos lançar a nossa própria empresa, o que é uma forma de ganhar independência financeira, mas também comporta muitos riscos que a maioria não está disposta a aceitar. É preciso ser-se ousado para lançar um negócio, porque isso requer muito planeamento, perseverança, flexibilidade, e apetência para assumir risos, sabendo que nem sempre tudo corre bem.

Há vários aspetos a considerar antes de lançar ideias de negócios online ou abrir um estabelecimento real. Neste guia vamos ajudá-lo a perceber quais são as ideias de negócio rentáveis, o que deve acautelar antes de abrir empresa e como pode começar com custos reduzidos, fazendo crescer a sua ideia pouco a pouco.

Defina a sua ideia

quais as melhores ideias de negocio
Começar um negócio, seja ele qual for, não é tarefa fácil. 20% de todas as startups fecham depois de um ano, e quase 50% nem sequer chega ao seu quinto ano, de acordo com dados do Instituto de Estatística do Trabalho Americano. Para aumentar as suas hipóteses de sucesso, há muitas coisas que deve considerar, e uma delas é o “porquê” de estar a abrir negócio.

O seu “porquê” vai ajudá-lo a clarificar porque deverá abrir um negócio, se é por motivos pessoais, ou se é porque identificou um problema lucrativo que poderá resolver no mercado de trabalho. Em último caso, responder à resposta “porquê” deverá ajudá-lo a perceber se a sua ideia poderá funcionar comercialmente.

Depois de ter percebido o seu “porquê”, o próximo passo é identificar os seus clientes e compreender o mercado. É aqui que entra a pesquisa de mercado.

Poderá também querer integrar algumas soluções inovadoras no seu negócio como a Inteligência Artificial. Se for esse o caso, não deixe de consultar as 30 melhores informações sobre o ChatGPT e outras matérias relevantes sobre o setor.

Desenvolva pesquisa de mercado

41% dos novos negócios falham porque as ideias não se adequam ao mercado onde se querem inserir. Em 2022, um inquérito da SkyNova que abordou 500 empresários perguntou-lhes o que fariam hoje diferente antes de lanças as suas ideias de negócio. Mais de 50% disseram que fariam pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado é o processo de recolher informação sobre um mercado de modo a tomar decisões mais bem informadas sobre um produto, serviço ou negócio. Fazer pesquisa de mercado pode ajudar nos seguintes aspetos:

  • Aumentar a viabilidade da sua ideia negócio.
  • Identificar oportunidades.
  • Compreender as necessidades e comportamento dos seus clientes.
  • Compreender a competição e a paisagem competitiva em geral.

Há vários métodos que podem ser usados para conduzir pesquisa de mercado. O melhor método para si irá depender dos seus objetivos específicos e orçamento. Em geral, uma combinação de uma pesquisa a partir de fontes primárias e secundárias deverá dar-lhe insights preciosos. A pesquisa primária implica fazer entrevistas a clientes potenciais para recolher a sua própria informação, enquanto a pesquisa secundária implica a consulta de relatórios oficiais, publicações da indústria e outras fontes credíveis de informação.

Conheça o seu mercado alvo

conhecer o mercado alvo

Para estabelecer quem são os seus clientes, vai precisar de os descrever em termos de género, idade, ocupação, rendimentos, estilo de vida e outras características que considere relevantes. Assim que tiver concluído o seu perfil básico de cliente ideal, precisará de escavar um pouco mais a fundo para compreender os seus hábitos de consumo.

Algumas questões centrais que poderá colocar incluem:

  • Por que fazem eles compras?
  • Que problemas precisam de resolver?
  • Em que marcas confiam e porquê?
  • Que funcionalidades e benefícios procuram?
  • Com que gastam dinheiro?
  • O que fará com que gastem dinheiro consigo?

Consulte os últimos relatórios da indústria juntamente com ferramentas de pesquisa de mercado para obter ideias de negócios inovadores e práticas recomendáveis para o seu público-alvo.

Estude a sua competição

Assim que tiver definido o seu público-alvo, vire-se para a competição de modo a identificar oportunidades que diferenciem o seu produto ou serviço. Ao fazer isso poderá ajudar a afirmar-se com mais certezas no mercado e a ser mais relevante para o seu público-alvo.

  • Estude os produtos ou serviços da competição: Quais são as suas forças e fraquezas? De que modo se comparam com os seus próprios produtos ou serviços? Quais seriam as suas vantagens competitivas.?
  • Analise as suas estratégias de marketing: Como chegam aos seus clientes?
  • Veja as avaliações dos clientes sobre a sua competição: O que mais agrada ou desagrada aos clientes que consomem os seus produtos ou serviços? Em que podiam melhorar?
  • Fale com o seu público-alvo: Os clientes potenciais podem fornecer insights valiosos sobre a competição e o mercado. Inquira os seus clientes e descubra quais os aspetos mais importantes que lhe poderiam dar uma vantagem competitiva faça aos outros negócios.

Torne-se um especialista no seu produto ou serviço

O ideal para fazer vingar ideias de negócios rentáveis é que, antes de lançar o seu negócio, seja já um cliente e especialista no produto ou serviço que vai querer oferecer. Ter essa perspetiva do cliente garante que reconhece os problemas do seu nicho e isso torna mais fácil reconhecer as necessidades do mercado. Além disso, há sempre algo mais para aprender e conhecer, pelo que deve manter-se motivado para estudar continuamente a sua área de negócio.

  • Deixe-se absorver pelo seu nicho, participe em eventos da indústria e faça contactos. Quanto mais souber sobre a sua indústria, mais fácil será para compreender as necessidade do seu mercado alvo e desenvolver soluções inovadoras.
  • Mantenha-se atento às últimas tendências. Estar consciente de quais são as últimas tendências e desenvolvimentos na sua indústria irão ajudar a manter-se relevante.
  • Participe nas iniciativas da comunidade. Isso significa dar o seu contributo para debates em fóruns ou grupos de discussão, de forma a poder ganhar também perspetivas adicionais sobre o seu público-alvo.

Faça uma análise SWOT

como efetuar analise swot

A análise SWOT é uma ferramenta de planeamento estratégico que é usada por todos os empreendedores de forma a identificar aspetos-chave da sua ideia de negócios: as forças, fraquezas, oportunidades e ameaçadas. Quando combinamos esta análise com insights da indústria, seremos capazes de lançar uma ideia de negócio mais robusta.

  • Comece por analisar as suas forças e fraquezas. Quais são aspetos em que se considera mais competitivo? O que o separa da competição? Em que áreas gostaria de melhorar?
  • Identifique ameaças e oportunidades na indústria. Que tendências estão a afetar a sua indústria?
  • Priorize as suas descobertas: Quais das suas forças ou fraquezas considera mais importantes? Que oportunidades e ameaças são mais significativas?
  • Desenvolva um plano de ação. Como pode alavancar as suas forças e oportunidades? O que pode fazer para mitigar as suas fraquezas e ameaças?

Os mercados são dinâmicos, por isso lembre-se de reavaliar a sua análise SWOT com regularidade e fazer os ajustes necessários.

Estabeleça o seu plano de negócios

Os planos de negócio são como sumários de todo o negócio que quer colocar em prática. Deverá estabelecê-lo para que o possa apresentar a investidores, bancos, e até para que se possa você próprio organizar – eles são uma forma ótima de ganhar clareza. De acordo com a Harvard Business Review, ter um plano de negócios aumenta as suas hipóteses de sucesso em 7%. Se tivessem a oportunidade de voltar atrás no tempo, quase 60% dos empreendedores criariam planos de negócio mais fortes antes de lançarem as suas empresas.

Elementos de um plano de negócios

Um plano de negócios deve descrever as suas ideias de negócio rentáveis, os seus objetivos, e como pretende atingi-as. Deve considera-lo como um guia para o seu negócio, permitindo-lhe angariar capital, atrair clientes e tomar decisões mais bem informadas.

Um plano de negócios típico inclui:

  • Um resumo executivo: Isto é uma curta introdução da sua empresa, dos seus serviços ou produtos, do mercado onde pretende operar, e a forma como quer financiar a sua empresa.
  • O modelo de negócios para a sua empresa: Isto cobre o tipo de empresa que irá criar – pode ser uma empresa de responsabilidade limitada, uma empresa em nome individual, uma associação, uma cooperativa, ou outros formatos de entidade legal.
  • Pesquisa de mercado: Aqui, vai querer desenvolver uma análise aprofundada do seu mercado e clientes, assim como da competição.
  • Os seus produtos e serviços: Uma introdução aos produtos e serviços que vai vender.
  • Descrição de operações e gestão: Nesta rúbrica irá descrever as operações do dia a dia para o seu negócio, e também o tipo de trabalhos que quer criar.
  • A sua estratégia de vendas e marketing: O seu plano de marketing e estratégia de vendas deverão ser detalhados nesta secção. Como quer vender a sua marca? Quanto quer gastar em atividades de marketing?
  • O seu plano financeiro: Deverá detalhar as fontes de financiamento para o seu negócio, mas também indicar as possíveis fontes de receitas e custos previstos.

Defina objetivos realistas

Um plano de negócios deve sempre começar com uma visão clara e a definição da sua missão. Qual é o propósito do seu negócio? O que quer atingir? Assim que tiver definido os seus objetivos, poderá estabelecer metas e monitorizar o seu progresso. Lembre-se de ser realista no seu planeamento, já que a definição de objetivos pouco razoáveis poderá significar o falhanço do seu negócio.

Atualize o seu plano de negócios regularmente

Como mencionámos atrás, o propósito do seu plano de negócios é torná-lo mais claro para si, antes de tudo. Por isso, faça os ajustes que achar importantes até se sentir confortável com as ideias que colocou em papel. Idealmente, o seu plano de negócios deverá ser um documento dinâmico que irá atualizar à medida que o negócio cresce e se altera.

Formule um plano de saída

Outra coisa a considerar é a criação de um plano de saída. No caso de o seu negócio não correr bem, como espera sair do mercado? Essa estratégia define os passos para fechar o seu negócio, tais como vendê-lo ou fundi-lo com outra empresa da indústria. Normalmente são precisos três a cinco anos para consiga concluir o seu plano de saída com sucesso. Por isso, quanto mais cedo definir esse plano, melhor.

Estude as suas finanças

estudar finanças

Agora que tem uma ideia geral sobre como será o seu negócio, é altura de olhar para as finanças. De acordo com uma investigação conjunta que foi elaborada pela SkyNova e CB Insights, 44% das empresas falharam devido a problemas de cash flow em 2022. É evidente que ter um plano financeiro sólido é um aspeto crítico para qualquer nova empresa.

Calcule os custos de iniciar uma start-up

Em termos financeiros, vai precisar de determinar os custos de uma start-up, o que é um dos pontos que as 50 ideias de negócio mais bem-sucedidas tomam sempre o cuidado de estudar de forma incisiva. Isto porque pode haver oportunidades de financiamento do Estado ou do seu município, mas há também custos a contemplar e que devem sair do seu bolso. O capital é um aspeto da maior importância quando se inicia.

Os investimentos médios de que vai precisar para iniciar um negócio rondam os $30.000. Ainda que os custos de lançar uma startup podem ser muito variáveis, dependente da natureza do seu negócio, os custos típicos incluem:

  • Taxas de constituição de empresa.
  • Equipamento.
  • Custos de arrendar um espaço ou de alojar um website.
  • Marketing.
  • Seguros.
  • Salários.
  • Taxas de consultoria.

Coloque um preço justo nos seus produtos

Os problemas de preços e de custos estão entre os principais motivos para o falhanço das empresas startup. É crucial garantir que é capaz de gerar rendimentos suficientes para cobrir os custos operacionais do seu negócio ao mesmo tempo que permanece competitivo e escalável. Uma das formas de fazer isso é atribuindo um valor competitivo aos seus produtos. A estratégia correta de preços é um dos principais fatores que irá trazer mais clientes e dar a sua margem de lucro que alimentará todo o negócio. É por isso importante conduzir pesquisa de mercado para perceber quais as estratégias de preços mais comuns na sua indústria.

Conduza uma análise de equilíbrio de negócio

Deverá conduzir uma análise de equilíbrio de negócio, ou seja, quando deixará de ter prejuízo e a sua atividade passará a pagar-se a si mesma. A partir desse ponto, é possível começar a pensar em lucros e em escalar a sua atividade. As vantagens dessa análise incluem:

  • Garantir que toma as melhores decisões de preços. Desse modo pode ajustar os preços dos seus produtos ou serviços e maximizar lucros.
  • Ajuda a mitigar riscos e planear desafios para o seu negócio. Assim consegue compreender melhor como o preço altera as vendas e custos, afetando a sua margem de lucro.
  • Ajuda a definir objetivos mais realistas para o seu negócio. Poderá assim monitorizar o seu progresso e definir objetivos de vendas mais precisos.
  • Ajuda a gerir despesas. Ou seja, permite identificar áreas em que pode cortar custos sem sacrificar o lucro.

Garanta o financiamento

Agora, considere as suas opções de financiamento. A maior parte dos novos negócios são financiados quer através de fontes internas (por exemplo amigos, família ou poupança pessoal), ou através de financiamento externo (fundos públicos, empréstimos bancários ou de investimento de capital de risco). Vamos descrever os principais métodos de financiamento de 50 ideias de negócios inovadores do mercado:

  • Empréstimos às empresas: De acordo com o censos americano de 2020, cerca de 68% das pequenas empresas dependiam de créditos bancários para funcionar. Contudo, a maior parte dos grandes bancos tinham relutância em dar estes empréstimos às pequenas empresas, pelo que a estratégia da maioria era aceder a bancos mais pequenos ou candidatar-se a incentivos do governo para a área do empreendedorismo.
  • Financiamento governamental: O financiamento governamento é um dos modos mais seguros de capitalizar a sua empresa numa fase inicial. Esse financiamento pode ter condições especiais e muitas vezes é a fundo perdido. É importante ainda assim ler todas as condições previstas para a atribuição desse capital.
  • Investidores de capital de risco: Os investidores são pessoas que colocam dinheiro no seu negócio contra adquirirem uma percentagem da sua empresa. Normalmente eles configuram “business angels”, ou empresas de capital de risco.
  • Crowdfunding: Outra opção que se tem vindo a popularizar nos últimos anos é o crowdfunding, que permite a pessoas anónimas injetarem capital na sua ideia de negócios caso se identifiquem com o seu propósito. Deverá realizar o seu pitching online, definir o montante que quer adquirir do crowdfunding, e esperar pela participação popular.
  • Bootstrapping: O Bootstrapping implica iniciar um negócio com pouco ou nenhum dinheiro, e reinvestir os eventuais lucros que possa conseguir obter de volta no negócio. Ainda que este método implique um crescimento mais lento, ele implica menos riscos e dívida.

Gira o seu cash flow e despesas

como gerir despesas e cash flow

Enquanto novo negócio, é imperativo que faça a gestão eficiente do seu negócio. Por outras palavras, não deve gastar dinheiro em coisas que não são necessárias para o funcionamento do seu negócio. Por exemplo, comprar uma impressora para 20 empregados quando já tem três a funcionar no seu escritório pode ser desnecessário. Arrendar um escritório demasiado grande e no centro da cidade, onde os custos são mais elevados, pode também não ser muito inteligente.

Neste aspeto, não se trata de estarmos contra a expansão dos negócios, o fundamental mesmo é considerar que nem todas as empresas conseguem crescer de forma indiscriminada numa fase inicial. A expansão deve ser planeada. Por fim, deve garantir que mantém relatórios financeiros e operacionais sempre atualizados, seja para efeitos fiscais seja para planeamento do ano seguinte em termos de negócio. Gerir as suas finanças não tem de ser complicado, na verdade há várias soluções de contabilidade gratuitas que o podem ajudar a:

  • Criar faturas personalizadas.
  • Fazer o rastreamento de despesas e rendimentos.
  • Gerir pagamentos (veja por exemplo as soluções em Paypal Portugal).
  • E mais.

Registe o seu negócio

A maior parte das pessoas prefere tomar este passo mais tarde, mas poderá poupar algum stress se registar o seu negócio antecipadamente. A maior parte dos pequenos negócios consegue registar empresas facilmente em balcões do cidadão e com custos controlados, como acontece em Portugal. Em alguns casos, nem sequer terá de se preocupar com isso (basta ter atividade aberta nas Finanças em nome individual – outra possibilidade de iniciar um negócio sendo português).

Por exemplo, pode lançar o seu próprio negócio em nome individual sem precisar de registar uma entidade coletiva (neste caso, uma empresa). Mas lembre-se de que poderá perder proteções legais, benefícios fiscais ou outro tipo de vantagens. Há várias coisas a considerar quando estabelece um negócio, pelo que vamos detalhar esses aspetos nas próximas secções.

Passo 1: Determine a localização da sua empresa

A localização da sua empresa poderá ser determinante para a sua atividade e para cumprir com alguns requisitos legais, incluindo obrigações fiscais ou declaração de rendimentos. Quando escolhe a localização do seu estabelecimento para abrir o seu negócio, deverá considerar aspetos como a natureza da sua atividade, custos, demografia ou a competição que já se encontra ali estabelecida.

O estado do Delaware nos Estados Unidos é uma das localizações privilegiadas para empresas digitais. Mais de 1 milhão de empresas estão registadas no Delaware graças aos seus benefícios fiscais, e isso inclui 66% das empresas da Fortune 500.

Um dos principais motivos para as empresas escolherem o Delaware é devido aos serviços completos de incorporação e constituição de empresas oferecidos nesse Estado. A Lei Geral Corporativa do Delaware é uma das mais avançadas e flexíveis para a constituição de empresas nos EUA. Além disso conta com um sistema judicial atrativo e tem alguns dos melhores incentivos fiscais para empresas.

O Delaware não é a sua única opção, claro. Um estudo recente da WalletHub permitiu comprar 50 estados americanos por 26 indicadores de sucesso para startups, de movo a perceber o que seriam mais vantajoso para fazer crescer um negócio. Aqui estão os resultados:

  • De forma geral, o Utah é considerado o melhor estado para iniciar um negócio.
  • A Flórida vem em segundo lugar, seguido do Texas e Colorado.
  • Os piores estados para iniciar um negócio são West Virginia, Connecticut e Alaska.

Passo 2: Estabeleça o nome do seu negócio

O próximo aspeto a considerar é o nome do seu negócio. Ainda que isto possa parecer um tema fácil de compreender, há vários aspetos a considerar. Com mais de 30 milhões de pequenos negócios nos EUA, o nome ideal pode-se destacar e ser uma vantagem competitiva. O nome do seu negócio deve conseguir o melhor equilíbrio entre as componentes de estratégia, criatividade e técnica.

Faça brainstorming de nomes

fazer brainstorming de nomes

As 50 ideias de negócios mais inovadoras investem sempre algum tempo em perceber que nome devem adotar. Poderá escrever nomes de que se lembre, gerar outros online, ou inspirar-se no tipo de nomes que já existem no mercado. O fundamental é que o nome escolhido seja não só descritivo da sua atividade, mas também único e não excessivamente restritivo. Não tenha medo da criatividade – 72% das melhores marcas mundiais são palavras inventadas ou acrónimos.

De uma perspetiva legal, o seu nome deve ser original e não deve estar registado em mais nenhum lado. Garanta que verificou registos de copyright e registos de nomes online, nomeadamente no INPI em Portugal, para evitar adotar nomes que já estão registados. Outros fatores a considerar para o nome do seu negócio incluem:

  • Ele traduz a mensagem correta para o seu negócio?
  • Consegue absorver alterações ao negócio ou marca?
  • É fácil de dizer e memorável?
  • É criativa e impactante?

As regras para a constituição de nomes de empresas podem variar. Contudo, é possível registar o nome da sua empresa com uma determinada designação e operar no mercado com outro nome. Esse processo é o chamado Doing Business As (DBA). Os nomes DBA estão sujeitos a legislação específica, pelo que deve pesquisar um pouco sobre esta possibilidade.

Garanta a compra de um nome de domínio associado

Se garantir o nome ideal para a sua empresa é o primeiro passo, o segundo é garantir um domínio na internet com o mesmo nome. Veja que possibilidades estão disponíveis e compre imediatamente o domínio para evitar que ele seja registado por outros no futuro. Um nome de domínio que seja igual ao da sua marca é uma grande vantagem, nomeadamente para efeitos de Search Engine Optimization (SEO).

Passo 3: Determine qual a estrutura do seu negócio

A estrutura do seu negócio é determinada pelo tipo de negócio que quer iniciar e também pelos seus planos de expansão. Deixamos aqui uma imagem das estruturas de negócio mais comuns nos EUA.

  • 86,5% das empresas são de propriedade individual.

Veja quais são as constituições mais típicas de empresas.

Propriedade individual

Os proprietários únicos de empresas são o tipo de estruturo mais comum para pequenos negócios. Isto porque é mais fácil de constituir empresas com esta tipologia, que implica menos regulação. Com este tipo de estrutura, a separação entre o fundador e a empresa reduz-se. Terá de pagar taxas sobre todos os lucros gerados, além de que os seus ativos pessoais poderão ser usados para cobrir dívidas do negócio ou de outros custos que possam surgir.

Negócio em parceria geral

Um negócio em parceria geral refere-se a um tipo de atividade que é detido e funciona com duas ou mais pessoas. Tal como sucesso na propriedade individual, você e o seu parceiro de negócios serão pessoalmente responsabilizados pelas dívidas, taxas e outras obrigações que possam surgir dos negócios.

Negócios em parceria com entidades de responsabilidade limitada

As parcerias limitadas são constituídas com pelo menos uma pessoa que gere o negócio e é totalmente responsável por eventuais dívidas ou perdas. Por outras palavras, poderia ter parceiros com responsabilidade limitada e cujo papel seria apenas o de fornecer financiamento. Eles não estariam envolvidos nas atividades diárias do seu negócio, e a sua responsabilidade estaria limitada ao capital investido.

Parcerias de responsabilidade limitada

Nesta tipologia de negócio, todos os parceiros de negócio são considerados fundadores da empresa. Contudo, a sua responsabilidade é proporcional ao investimento inicial. Por outras palavras, só podem perder ou ganhar na proporção do seu investimento.

Empresas de responsabilidade limitada

Com este tipo de negócio, uma empresa pode existir como uma entidade legal por si mesma. Além das vantagens fiscais que isso garante, é também uma ótima opção para pequenas empresas. Como as matérias de negócio estão separadas dos ativos pessoais dos seus fundadores, estes não são considerados como colateral para efeitos de taxas ou pagamento de dívidas. É a forma mais simples e usual de constituir uma empresa.

Corporações

Vários especiialistas aconselham a constituição de empresas como “corporação”. As corporações podem ser separadas em diferentes tipos (S, C, B, sem fins lucrativos), mas a sua principal vantagem é poderem operar como entidades legais individuais. Como dissemos antes, se for processado na qualidade de sócio ou proprietário único de uma empresa, os seus ativos pessoais estarão em risco. Mas se for processado enquanto corporação só são considerados os ativos da sua empresa.

As corporações do tipo S são taxadas como parcerias ou proprietários individuais, o que significa que os lucros e perdas dos negócios são transpostos para os seus fundadores e considerados de forma pessoal nos rendimentos das finanças. Contudo, as corporações S não estão sujeitas a dupla taxação, o que já acontece com as corporações C.

As corporações C são entidades grandes com múltiplos investidores e acionistas. Estas corporações são taxadas de forma separada dos seus proprietários, o que significa que as empresas pagam taxas sobre lucros, e os proprietários pagam taxas sobre dividendos.

Passo 4: Candidate-se a um número de identificação de pessoa coletiva (NIPC)

O Número de Identificação de Pessoa Coletiva, ou NIPC, é a forma como o governo consegue identificar o seu negócio e garante que paga taxas, permitindo-lhe também aceder a incentivos fiscais, contratar pessoal, deduzir despesas, e mais. Saiba mais sobre o NIPC em Portugal.

Passo 5: Registe ou incorpore o seu negócio

Se quaisquer das suas ideias de negócios inovadoras constituírem uma empresa de responsabilidade limitada, parceria, associação, ou outro formato, precisará de a constituir num balcão do cidadão ou das finanças, apesar de também haver já serviços online de Empresa na Hora. O procedimento poderá varia rem função do tipo de entidade que queira constituir.

Passo 6: Candidate-se a licenças especiais ou de outros tipos

As licenças e permissões gerais de que o seu negócio possa vir a precisar dependem de:

  • A natureza do seu negócio.
  • A indústria em que o seu negócio funciona.
  • Leis locais, regionais, nacionais e europeias.

É importante compreender que as leis e regulamentos aplicáveis ao seu negócio poderão ter efeitos diversos na forma como conduz a sua atividade. Se não conseguir as licenças devidas para a sua atividade então ela poderá ficar comprometida e parar, o que leva a perdas financeiras e, no pior dos casos, pode até resultado em procedimentos criminais colocados contra si. Sempre que tiver dúvidas deverá consultar o balcão do cidadão, das finanças, um consultor legal ou contabilista, para garantir que fica esclarecido.

Passo 7: Abre a conta bancária do seu negócio

abrir a conta bancaria do negocio

Assim que tiver o seu número de identificação de pessoal coletiva poderá abrir uma conta bancária para o seu negócio. Escolher o banco certo que compreender as necessidades únicas do seu negócio é crucial.

Os vários tipos de empresas, como as de responsabilidade limitada, têm de ter obrigatoriamente uma conta bancária própria, enquanto os negócios em nome próprio não precisiam. Contudo, é sempre aconselhável ter uma conta bancária separada. Isto ajuda a separar as finanças pessoais e da sua empresa. Além disso é muito mais fácil de gerir toda a atividade comercial.

Depois de definir a sua conta bancária, deverá configurar um sistema de pagamentos confiável. Alguns dos sistemas de pagamentos mais comuns para empresas nos EUA incluem o Paypal, Square, ou o QuickBooks Payment Online.

Estes são alguns dos pontos importantes para configurar um sistema de pagamentos para ideias de negócio online ou físicos:

  • Confiança.
  • Apoio ao cliente dedicado.
  • Taxas transparentes.
  • Facilidade de utilização.
  • Vários tipos de pagamentos suportados.
  • Opções integradas para gestão de ativos.
  • Segurança.
  • Avaliações positivas de outros clientes.

Passo 8: Proteja a sua propriedade intelectual

Se tiver ativos de propriedade intelectual valiosos que precise de proteger, é importante iniciar esse processo antecipadamente. Para registar o seu negócio, marca, nome de produto, poderá recorrer ao INPI ou fazer o pedido de registo de patente na página do ESPACENET. Poderá registar um nome, frase, símbolo ou signo que seja definidor da sua atividade de negócio. O registo poderá ser rápido, mas também pode demorar alguns meses.

Assim que o processo de registo de marca ou patente estiver concluído, ele fica protegido para o espaço português, europeu ou internacional, consoante as opções que tome. E poderá tomar ações legais contra quem se aproprie dessa propriedade intelectual sem a sua permissão.

Se tiver inventado um novo produto deverá patenteá-lo. Uma patente previne qualquer pessoa de fazer, vender ou importar ou seu produto durante um período de tempo definido. O processo pode levar até cinco anos até ficar concluído, por isso é importante submeter a sua candidatura a patente para ideias de negócios inovadores o quanto antes.

Escolha a sua equipa

Para constituir um negócio rentável e resiliente vai precisar de se rodear de uma equipa de talentos e de pessoas dedicadas que partilham da sua visão de negócios. Infelizmente, encontrar as pessoas certas para trabalhar consigo nem sempre é uma tarefa fácil. Em 2022, mais de 40% das pequenas empresas reportaram problemas significativos para contratar pessoal.

Compreenda as suas necessidades

Em primeiro lugar deverá ser claro quanto às suas necessidades. Que trabalhos quer preencher? Que conjunto de características procura nos seus futuros empregados? Precisa de pessoal a full-time, part-time ou sem limite de horário? Compreender os seus requisitos é fundamental para empregar as pessoas certas.

Faça a sua pequisa

Conduza pesquisa detalhada sobre os procedimentos de contratação na sua indústria e também sobre a paisagem económica da sua atividade. Deverá rever publicações de trabalho para ter uma ideia dos salários praticados e das exigências da sua concorrência.

Reuna a documentação necessária

Para um processo de recrutamento mais eficaz, é importante conhecer todos os requisitos legais que lhe permitem contratar. A documentação e formulários típicos em países como os EUA incluem:

  • W-4: Ajuda a calcular taxas a descontar de cada fatura.
  • I-9: Verifica a elegibilidade para novas contratações.
  • Formulário de depósito direto: Fornece as informações bancárias necessárias do futuro empregado para pagamentos simplificados.
  • Acordo de não-competição: Especifica um período de tempo durante o qual o empregado não pode trabalhar nem colaborar com a competição.
  • Guia do empregado: Define a missão da empresa, a sua visão, políticas, código de vestuário, código de conduta e outras normas.
  • Formulário de reconhecimento: Permite a um empregado confirmar que leu e aceitou os termos, documentos, etc exigidos.

Poderá também consultar a Segurança Social em Portugal para ficar a conhecer os estímulos à contratação e a documentação de apoio para aceitar novos trabalhadores para o seu negócio.

Crie descrições detalhadas de trabalho

publicar trabalhos online

As descrições de trabalho descrevem os deveres, responsabilidades e qualificações necessárias para as posições que quer preencher. Por isso, é importante que sejam tão detalhadas quanto possível de forma a atrair os candidatos certos.

Aumente o raio de pesquisa

Para encontrar candidatos de qualidade, publique as suas vagas de trabalho em websites conhecidos para encontrar emprego como o LinkedIn, ou em Portugal o Carga de Trabalhos ou o OLX. Considere aumentar a sua rede de contactos pessoais e profissionais para encontrar candidatos nessas redes. Se tiver os recursos para isso, poderá também fazer outsourcing do processo de recrutamento com agências especializadas.

Invista nos seus empregados

Uma ótima forma de melhorar o desempenho da sua equipa é através de software de gestão de projetos. O Sistema correto irá ajudá-lo a manter-se organizado, a rastrear o seu progresso, e a comunicar com mais eficácia. Em último caso, isto poderá conduzir a maior produtividade, melhor tomada de decisão e a baixar os níveis de stress para todos os membros da equipa.

Configure um sistema de gestão de trabalhadores

A sua equipa de trabalhadores é o seu maior ativo. Por isso, garante que lhes fornece as condições e recursos certos para alavancar o seu negócio. Uma das formas de fazer isso é através de software de pagamento de salários e RUH, que ajuda a gerir as necessidades associadas aos seus trabalhadores.

O software certo de RH e salários poderá ajudá-lo a:

  • Automatizar tarefas exigentes do ponto de vista do tempo, como processamento de salários e benefícios administrativos.
  • Rastrear o desempenho de empregados e a sua assiduidade.
  • Cumprir com regras de empregabilidade.
  • Tomar melhores decisões sobre contratação, compensação e educação.

Obtenha seguros

Os seguros podem parecer à partida uma perda de tempo, mas são uma das formas mais eficazes de blindar o seu negócio contra imprevistos. As necessidades a assegurar vão depender da indústria a que pertence e também ao tipo de negócio que opera. Os seguros gerais de responsabilidade costumam cobrir os aspetos de básicos de qualquer negócio, incluindo danos à propriedade e aos empregados ou danos de terceiros.

Aqui estão alguns aspetos a considerar quando escolher o seguro certo:

  • Determine os tipos de seguro que são obrigatórios para a sua ideia de negócios.
  • Priorize riscos específicos de negócio mas preveja desastres naturais, acidentes ou processos legais.
  • Considere trabalhar com agentes licenciados que compreendem a sua atividade a fundo.
  • Compare preços de várias seguradoras para contratar a melhor cobertura para o seu orçamento.
  • Leia os contratos de forma detalhada e saiba o que está coberto em cada um deles.
  • À medida que o seu negócio for crescendo, esteja preparado para atualizar os aspetos do seguro.
  • Coloque questões e peça mais clareza para quaisquer secções que não compreender nos termos do seu seguro.

Faça marketing para o seu negócio

Ainda que as melhores estratégias de marketing possam depender de negócio para negócio, há algumas iniciativas fundamentais que se aplicam a todas. Vamos explorar algumas dessas iniciativas em maior detalhe:

Invista em Branding

De acordo com a Statista, o branding forte melhora o desempenho das empresas já que permite influenciar clientes, trabalhadores e investidores. Na verdade, e de acordo com um inquérito global de 2022, 50% dos consumidores estão disponíveis a gastar mais em marcas que são apelativas para eles.

Para se destacar da sua competição, poderá investir na sua marca ou nas cores, símbolos, logos e slogans que o seu público-alvo irá associar ao seu negócio. Depois, garanta que os valores da sua marca, imagem e mensagem são consistentes em todas as suas comunicações. Para elevar a sua marca e negócio a níveis superiores, considere contratar os serviços de algumas das melhores agências de branding.

Estabeleça uma presença online e social fortes

Depois de criar uma marca impactante, vai precisar de estabelecer a sua reputação online através de um website da empresa mas também de presença nas redes sociais. Um website é uma ótima forma de promover o seu negócio, de vender os seus produtos e interagir com clientes. Além disso, as redes sociais são hoje a quarta maior fonte para descobrir marcas, representando já 26,8% das leads em 2023.

Tenha em mente que as melhores plataformas de redes sociais para o seu negócio vão depender da sua audiência. Se precisar de ajuda com marketing em redes sociais, considere trabalhar com as melhores agências de marketing em redes sociais.

Invista no email marketing

investir em email marketing

Uma campanha bem desenhada de email marketing pode fazer maravilhas para gerar leads e comunicar com os seus clientes. Para fazer crescer a sua ideia de negócios e empresa, deverá criar uma lista de emails de forma estratégica. Depois, deverá oferecer valor. Para manter a subscrição dos seus clients, precisará de lhes enviar emails interessantes e informativos. Também poderá oferecer descontos, cupões, ou outras ofertas exclusivas que impulsionem vendas. De modo geral, é bom investor em software de email marketing para rastrear e gerir as suas campanhas.

Adquira uma abordagem centrada nos clientes

Não basta apenas atrair novos clientes. Para garantir a sustentabilidade de longo prazo do seu negócio é preciso criar uma base de clientes leal. Os clientes satisfeitos irão realizar mais compras e também têm a possibilidade de recomendar o seu negócio a amigos e família. Isto sem falar de que é uma forma eficaz, barata e de fazer retenção de clientes.

Por isso, e se ainda não pensou nisso, adote uma abordagem centrada em clientes. Isso significa desenvolver um serviço ótimo de apoio ao cliente e garantir que os seus clientes se sentem valorizados. Mas não se fique por aqui: precisará de apostar no software de CRM certo para construir e gerir relações duradouras com os seus clientes.

Mantenha a sua agilidade

Para resumir as melhores dicas para alavancar ideias de negócios: mantenha-se atualizado sobre as tendências da indústria, adapte objetivos e processos de negócio e conheça a legislação e os apoios governamentais oferecidos. Aprenda a analisar mudanças de mercado e seja flexível o suficiente para capitalizar nas oportunidades detetadas. Lembre-se de que o crescimento surgirá de forma natural quando estes pilares para constituir ideias de negócio rentáveis forem estabelecidos.

FAQs

Quais são as cinco fases para o crescimento de um negócio?

Como inicio um negócio e o faço crescer?

Como posso fazer crescer o meu negócio em três meses?

Para fazer crescer o seu negócio em três meses, foque-se em compreender o seu mercado alvo, em realizar campanhas de marketing bem-sucedidas e em definir o seu negócio de forma detalhada e clara.[/A4]