bitcoin valoriza

O final do ano de 2023 tem trazido ganhos extraordinários a Bitcoin e está a desenvolver confiança e esperança aos investidores. Depois de um ano de 2022 trágico, em que Bitcoin foi para mínimos de $15.500, a criptomoeda iniciou negociações em dezembro a valer $40.000. Esses são os valores mais altos desde abril de 2022, antes da sua derrocada de valor. E parece ter iniciado agora um ciclo bullish.

Será que o comportamento técnico de Bitcoin poderá sustentar uma espiral de valorização imparável nos próximos meses? Quanto faltará para alcançar os $60.000 no mercado? E os $70.000? Será que as altcoins mais capitalizadas como Ethereum, XRP, Cardano e Dogecoin poderão também disparar de preço? Fazemos a análise de preços que vai querer ler se é investidor de criptomoedas.

As criptomoedas começaram a valorizar? O que se passa com Bitcoin?

Qualquer investidor que tenha entrada no mercado das criptomoedas há dois anos esperava por este momento. Só em dezembro de 2023 é que começámos a assistir ao início de uma euforia relativamente ao desempenho de Bitcoin, que neste momento já ultrapassou a marca dos $40.000 e quer estabelecer aí uma importante zona de suporte que permita alavancar decisivamente os seus preços.

É que há dois anos, quando Bitcoin valia $68.000 nos mercados em novembro de 2021, gerou-se um entusiasmo generalizado de que ela poderia disparar para novos ATH (All Time High). Mas nada disso, durante todo o ano seguinte, e até novembro de 2022, Bitcoin corrigiu mais de 77% para mínimos de $15.500, causando pânico e receios de derrocada total. Mas o colapso não se verificou.

Se muitos venderam a Bitcoin que lhe restava com medo de perderem tudo, outros mantiveram as suas posições e decidiram-se fazer hodling. Poderão ser esses os que estão em melhor posição para agora beneficiarem com o novo momento de euforia. É que Bitcoin alcançou em dezembro de 2023 os $40.000 e parece estar em ritmo imparável de valorização.

O crescimento de 60% de Bitcoin em 2023 poderá ser especulativo e insustentável?

Para quem não está familiarizado com o comportamento técnico de Bitcoin nos mercados financeiros poderá julgar que a sua ação de preços é insustentável. Afinal de contas, o que poderá justificar uma valorização tão expressiva de 60% durante 2023? Porém, Bitcoin já tem dado provas de que não só é um ativo volátil, mas também previsível do aspeto técnico. Ou seja, segundo a nossa leitura, a sua valorização de 60% tem sido mesmo sustentável e BTC poderá vir a atingir novos máximos de preços já a partir de 2024.

Vamos a alguns factos que sustentam a nossa posição:

  • Em 2020, Bitcoin corrigiu cerca de 64% para mínimos de $6.700. Porém, entre março de 2020 e junho de 2020, o seu preço acelerou na ordem dos 162% para cerca de $10.000. Esse patamar manteve-se sustentado até ao fim do ano e nunca mais foi revisitado em novas correções.
  • Outro dos momentos que causaram pânico nos mercados deu-se em janeiro de 2021, quando os preços de Bitcoin corrigiram em cerca de 30% para $29.000. Esse patamar seria depois ultrapassado, com uma valorização de 125% para $64.000 em abril de 2021. Em maio e julho do mesmo ano, e depois só em maio de 2022, é que revisitámos esse patamar.

O que nos faz acreditar que o preço de Bitcoin está sustentado em boas condições para continuar a valorizar?

Muitos analistas dos mercados financeiros dizem o que para nós também nos parece óbvio. 2022 foi um ano de correção profunda que permitiu acumular imensa Bitcoin por parte das instituições e fundos financeiros mais importantes, e isso vê-se pelos longos meses de consolidação que se verificaram durante 2023. Mas também pela arrancada de preços no último semestre de 2023, que denota a procura de novos máximos por estes investidores.

Vejamos alguns pontos psicológicos de interesse para os investidores institucionais:

  • A derrocada de preços entre março e novembro de 2022 levou quase 230 dias a concluir. Isso significou mais de um semestre a descapitalizar wallets de investidores retalhistas, que recolocaram Bitcoin nos mercados para acumulação dos grandes fundos financeiros.
  • Entre novembro de 2022 e julho de 2023, assistimos a vários momentos de consolidação e de recuperação de preços. Isso significa que foi possível criar zonas fortes de suporte de preços, acumular mais Bitcoin entre os fundos financeiros mais ricos, além de que o preço duplicou e trouxe grandes lucros no imediato aos investidores com perfil de risco mais liberal.
  • A partir de agosto de 2023 entrámos numa nova fase de aceleração especulativa de preços e recuperação de máximos históricos. Em agosto uma Bitcoin valia $25.000, e agora vale mais de $40.000, ou seja, em quatro meses BTC já valorizou acima dos 66%.

Outros motivos para a valorização de Bitcoin

Já vimos que o comportamento técnico de Bitcoin nos mercados tem sido exemplar e sustentado, o que nos faz acreditar que o seu preço continuará a disparar. Mas o que convergências e sinais fortes existem de que poderemos revisitar patamares de $60.000 e $70.000 em breve? Será possível alcançar novos máximos históricos e aproximarmo-nos dos $100.000 por moeda de Bitcoin?.

O halving de Bitcoin em 2024

O halving é um acontecimento técnico que está previsto no whitepaper de Bitcoin e que acontece em média a cada quatro anos. Sendo um acontecimento raro e com impacto na distribuição de BTC nos mercados, é também um acontecimento altamente antecipado pelos investidores e que dá muito dinheiro a ganhar entre quem consiga prever as expectativas do mercado.

O halving significa no fundo que metade das recompensas com a mineração de Bitcoin são cortadas. Ou seja, fica mais difícil minerar Bitcoin e ganhar com isso. O que retira investidores do mercado, retira também alguma da nova moeda de circulação, e promove assim um movimento inflacionista de aumento de preços.

Sendo assim, este acontecimento tem o efeito de suportar e fazer disparar o preço de Bitcoin, e é por isso que é tão antecipado pelos investidores. Assim, este é mais um motivo de peso por que podemos dizer que Bitcoin deverá acelerar no seu preço em 2024 e até atingir novos máximos.

Comportamento técnico a larga escala

Se observarmos o comportamento técnico de Bitcoin à Larga Escala percebemos que ele está a criar uma curva parabólica com algumas semelhanças ao período de 2020 e 2021.

Estes dados dão a ideia de uma aceleração de preços que terá algumas pausas para consolidação e para correção. O que alguns investidores dizem ser momentos para recarregar baterias antes de novo ciclo especulativo.

Se aplicarmos a ferramenta do Fibonacci Retracemente entre máximos de 2021 e mínimos de 2022, também percebemos alguns dados interessantes:

  • O preço de Bitcoin consolida em patamares de interesse de Fibonacci, como a zona 0,236 e 0,38, disparando a partir daí para o patamar seguinte de forma explosiva.
  • Aproximamo-nos agora do patamar 0,5 de Fibonacci, que fica no patamar de preços $42.4725. Isso poderá significar algumas semanas ou meses de consolidação, a partir deste valor antes de uma arrancada para o próximo patamar de 0,618 ($48.849).
  • O patamar de Fibonnaci de maior interesse a partir do último máximo de Bitcoin na zona dos $69.000 é o patamar 1.272, que colocaria BTC em valores de $84.180.

O estado da regulação de BTC nos Estados Unidos

A SEC parece estar disposta a negociar instrumentos de negociação regulados de Bitcoin e a acomodar ativos de criptomoedas para negociação legal dentro de determinadas condições. Uma das notícias mais significativas a esse nível foi a demonstração de interesse da BlackRock em admitir índices de futuros de Bitcoin como parte do seu portfólio, o que poderia trazer BTC para o mainstream de forma decisiva.

Talvez 2024 seja o ano em que estas boas notícias irão confirmar-se, o que inspiraria outros fundos europeus a seguir o exemplo da gigante norte-americana de gestão de ativos. Isso seria outro dos bons sinais que sustentaria o preço de BTC e ajudaria a retomar o seu momento positivo e máximos de preços nos mercados.

Devo comprar Bitcoin agora?

Preferimos não dar conselhos de negociação, já que a atividade do trading é por inerência altamente arriscada e especulativa. Ainda assim, consideramos que foram dados todos os sinais positivos por parte de Bitcoin que permitem sustentar a ideia de que os preços vão consolidar e continuar a crescer a partir daqui.

Se além disso olharmos para 2024 como o tal ano promissor em que o halving, a regulação e o entusiasmo dos mercados se irão instalar, então tudo isso são fatores que permitirão fazer disparar os preços.

Este poderá por isso ser um dos momentos de interesse para comprar Bitcoin. Qualquer investidor deve ainda assim ter presente que não é possível antecipar preços ou prever qual será o comportamento dos criptoativos nos mercados. Investir em Bitcoin continuará a ser arriscado e implica ter conhecimentos técnicos apropriados e especialização em corretoras e trading.

Notícias relacionadas: